FALE CONOSCO
logo Clique aqui para conhecer o
Jornal Recomeço
Elaborado pelos presos da Cadeia Pública de Leopoldina - MG


Jornal Recomeço é opção a detentos de Leopoldina (MG)

Artigo de Cássia Gisele Ribeiro
Publicado no site APRENDIZ em 23/05/2002


A população carcerária do município de Leopoldina, em Minas Gerais, encontrou uma forma de obter informações sobre o mundo fora das prisões e passar suas experiências de vida para outras pessoas. É o Jornal Recomeço, um veículo de comunicação semanal que é distribuído para a comunidade e para a população carcerária da cidade.

O projeto teve início em junho do ano passado. A idéia foi dos educadores Maria da Glória Costa Reis e Ronaldo Pinheiro.

Maria da Glória conta que a maioria dos projetos dentro da cadeia são religiosos, e ela tinha o propósito de fazer algo diferente. "Na prisão, os detentos se apegam muito a religião. Para atingi-los, pedimos ajuda à Pastoral Carcerária da Igreja Católica. Contamos que o jornal não teria nenhuma conotação religiosa, mas que os detentos teriam um espaço para divulgar suas opiniões. Eles gostaram da idéia", contou Maria da Glória.

Segundo ela, a participação no jornal já mudou muito a vida dos detentos. "Eles acreditavam que a situação nunca ia melhorar, e hoje muitos lutam pelos seus direitos, perdidos dentro da instituição", disse.

Samuel Teodoro aproveitou o espaço para divulgar suas receitas. É que antes de ser preso, Samuel trabalhava como cozinheiro. Samuel, que também gosta de bordar, lançou um concurso no jornal, em que sorteia toda semana uma toalha de mesa bordada por ele mesmo.

O primeiro número do Jornal Recomeço não contava com artigos feitos pelo presos. No entanto, o editorial dizia que os presos poderiam escrever sobre qualquer assunto. A partir da primeira edição, os artigos começaram a aparecer, fazendo com que o jornal se tornasse uma publicação semanal.

Além das matérias feitas pelos detentos, o jornal conta com as principais notícias da semana, publicada em outros veículos de comunicação, inclusive no site Aprendiz. "Tentamos mostrar através de boas notícias que outro mundo é possível", disse Maria da Glória.


Web hosting by Somee.com